terça-feira, 2 de novembro de 2010

Amor arcaico


Sei que assim inda hei vivido
Poisque assim inda hei amado
Mui e mui a ti, menos a mim,
Poisque sou por ti desprezado.

Há me devorado agudo pejo
Nas horas que hei de olvidar
Tuas mortais carícias e beijos,
Pera, só, de mim lembrar-me.

Sigo-te - amaldiçoado cortejo! -
Em tristeza, na lágrima a nadar
Abandonada só, solta no Tejo...

Bem sei que outro tens em teus ais...
Mas, amar-te outra vez eu desejo,
Pera morrer de amor uma vez mais.


No Português do século XXI

Amor antigo


Sei que assim ainda tenho vivido
Porque assim ainda tenho amado
Muito e muito a ti, menos a mim,
Porque sou por ti desprezado.

Há me devorado grande vergonha
Nas horas que tenho que esquecer
Tuas mortais carícias e beijos,
Para, sozinho, lembrar-me de mim.

Sigo-te - amaldiçoado cortejo! -
Em tristeza, na lágrima a nadar
Abandonada só, solta no Tejo...

Bem sei que outro tens em tua aflição...
Mas, amar-te outra vez eu desejo,
Para morrer de amor uma vez mais.

2 comentários:

Luciene de Morais disse...

Lindo. Dores sempre nos emocionam... E instrutivo! rs

Vera Nilce disse...

ja tinha vindo em seu blog antes mas vc disse que tinha o arcaico e vim ver , muito bonito ... fazer poema é quase catarse, penso que so pessoas intensas conseguem colocar em versos sentimentos ...abraços